O mês passado já iniciamos as matrículas, dando preferência para nossos alunos. As perguntas são muitas, por telefone, e-mail e durante as visitas.
Decidimos levantar alguns pontos e oferecer algumas dicas para a escolha de uma creche ou escola na fase da educação infantil. Aproveitamos para esclarecer um pouco como agimos na aqui na Creche Escola Ladybug.
1.Formação e qualidade dos professores
Segundo o Conselho Nacional de Educação os professores devem ser qualificados como educadores e ter carreira no magistério. Isto significa ter o curso de formação de professores (normal) ou diploma em pedagogia.
Assistentes, berçaristas ou recreadoras não precisam ter formação. É exigido apenas a conclusão do ensino fundamental (até 4º série). O que acontece na maioria das escolas é a contratação de profissionais para o berçário ou como apoio das professoras sem formação e /ou qualquer preparo para um trabalho pedagógico. Nossa experiência demonstra que isto diminui a qualidade do ensino, ou mesmo vivência na escola. Nunca esqueça de perguntar sobre a formação dos professores e assistentes.
Na Creche Escola Ladybug todos os professores são qualificados e as professoras assistentes possuem no mínimo o Normal. Professores em atividades mais específicas como música e psicomotricidade, além da formação superior na área possuem especialização.
2. Quantidade de alunos, professores e ajudantes por sala
O Conselho Regional de Educação faz indicações diferentes das quantidades de acordo com idades: até 2 anos 1 adulto para cada 6 crianças, 3 anos 1 adulto para cada 15 crianças, de 4 a 6 anos 25 crianças por adulto. Pergunte a relação aluno/adulto por turma, assim como se existe limite na quantidade de alunos por turma.
Na Creche Escola Ladybug limitamos o número de crianças por turma. No berçário II nossa turma é de 12 alunos com 3 professoras (4 por adulto), nas demais turmas estipulamos o máximo de 16 crianças por turma, todas com 2 professores cada.
3. Segurança
Portões evitando saída para outras áreas, tomadas fechadas, piso adequado em relação a idade são alguns dos pontos mais conhecidos.
Outro item muito importante é o controle de entrada e saída. Aqui na escola solicitamos aos pais que especifiquem as pessoas autorizadas e, de preferência, avisem na agenda ou telefone quando houver mudança no esquema de busca (como um tio ou avó buscar). Também solicitamos fotos para facilitar a identificação.
No momento da saída todas as crianças aguardam os responsáveis na sala de aula. A professora direciona a criança e a entrega pessoalmente aos pais ou responsáveis para o melhor controle da saída.
4. Saúde
Limpeza é um dos pontos, perguntem como a limpeza é feita.
Salas ventiladas, espaços abertos para brincar, banheiros separados para crianças e adultos, espaços onde a criança brinque e possa também tomar um pouco de sol são importantes. Priorizamos ter um espaço com grama, árvores e plantas, para motivar o contato com a natureza, o que influência formação e saúde.
É importante conhecer os procedimentos quando a criança apresenta febre ou mal estar na escola. Na Ladybug entramos sempre em contato com os pais e, quando preciso, tomamos medidas necessárias, autorizadas pelos responsáveis, enquanto o aluno aguarda a chegada dos mesmos.
Aqui, além destes cuidados, temos apoio da nutricionista e psicóloga para garantir um cardápio e educação alimentar e o apoio a famílias em questões do desenvolvimento e educação infantil. Vamos tratar disto mais especificamente em nosso próximo post.
Escolha da Escola - Educação Infantil - 1ª parte
Creche-Escola Ladybug | sexta-feira, 5 de novembro de 2010 | Marcadores: creche escola, educação infantil, Escola, escolha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Se todas as creches e escolas de Educação Infantil tivessem este comprometimento a educação, com certeza, teria um resultado diferente, afinal este é o começo de tudo.
Se a criança, desde os primeiros anos, recebe estímulos para o desenvolvimento da linguagem oral, para o desenvolvimento psicomotor, se aprende a conviver socialmente, se recebe uma alimentação balanceada dentre outros quesitos, com certeza, terá seus canais abertos e se sentirá motivada a se desenvolver de modo integral.
Vocês estão de Parabéns!
Sucesso!
abraços
Postar um comentário