5. Nutrição
Cada vez mais as pessoas estão se conscientizando sobre a relação entre o que consuminos e nossa saúde, para crianças isto chega a ser ainda mais importante. Pergunte se existe um trabalho de educação alimentar e um planejamento para o cardápio, melhor, peça para apresentar os cardápios e planejamento.
Na Ladybug contamos com uma nutricionista para a criaçao de um cardápio variado e nutritivo, com bom equilíbrio entre os grupos alimentares. Os responsáveis tem acesso ao cardápio completo a cada semana.
Esta mesma profissional orienta nossa equipe da cozinha uma vez por semana, o que nos dá oportunidade de priorizar as receitas caseiras como de pães e biscoitos para o horário do lanche.
Compramos frutas, legumes e verduras de um hortifruti duas vezes por semana, garantindo produtos mais frescos e de melhor qualidade. Também utilizamos alguns temperos de nossa horta.
Nossa nutricionista também dá aulas de Educação Alimentar uma vez por semana para nossos alunos. Nestas aulas trabalhamos a conscientização sobre alimentação e saúde, as crianças tem chances de experimentar novos alimentos (frutas, sanduíches e sucos com verduras, etc), além de participar do preparo de alguns alimentos.
Também realizamos palestras para pais e responsáveis, procurando conscientizar toda a família sobre a importância de uma boa educação alimentar. A nutricionista também está a disposição uma vez por semana para atender aos pais.
Lembre-se de perguntar como a escola lida com eventuais restrições alimentares como alergia ao leite, glúten, etc.
6. Psicóloga
Verifique se a escola conta com um apoio de um profissional de psicologia.
O apoio deste profissional aqui na escola vai muito além da observação de alunos ou, quando necessário acompanhamento e orientação para família. Muitas vezes ela conversa e orienta os pais em suas dúvidas mais diversas. Ela orienta nossos professores, oferece apoio e capacitação para toda a equipe, colabora na formação de nosso projeto pedagógico.
Nossa psicóloga também nos orienta em relação ao planejamento de espaço físico da escola. Alguns exemplos são, a importância do contato com a grama/natureza para o desenvolvimento das crianças e o planejamento da brinquedoteca.
Com ela também realizamos palestras para pais e responsáveis sobre os mais diversos assuntos como Letramento, Contos de Fadas e Importância do Brincar.
7. Rotina
Cada escola tem uma rotina e ritmo. Apesar das crianças se adaptarem rapidamente é sempre bom perguntar como é a rotina. Verifique se existe uma rotina organizada com horários estabelecidos para atividades, higiene, alimentação, sem nunca esquecer de espaços para brincar (tão importante nesta fase). Está provado que a rotina é fundamental para a criança se sentir segura.
8. Presença da coordenadora pedagógica e direção
Pergunte como pode fazer contato com a direção da escola e se a coordenadora pedagógica pode ser encontrada diariamente.
A presença da coordenadora e direção (de preferência sócios) facilita a comunicação com pais e responsáveis, garante o esclarecimento rápido de algumas questões e solicitações.
Além disto a coordenadora pedagógica é vital para a boa realização do projeto pedagógico, esclarecendo dúvidas da equipe e, quando necessário, fazendo ajustes.
No próximo post falaremos sobre projeto pedagógico e algumas dicas para verificar se ele realmente é colocado em prática.
0 comentários:
Postar um comentário