As pesquisas sobre o processo de alfabetização vêm mostrando que para poder se apropriar do nosso sistema de escrita a criança passa por algumas fases de construção do seu conhecimento. Nessas fases a criança elabora hipóteses, constrói e reconstrói em cima dos seus “erros”, que são essenciais!
É importante conhecer o nível que a criança se encontra para que o professor saiba fazer as intervenções necessárias para o avanço das hipóteses.
PRIMEIRO NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO I
Nesse nível o aluno pensa que se escreve com desenhos. As letras não querem dizer nada para ele. A professora pede que ele escreva “bola”, por exemplo, e ele desenha uma bola. a professora pede que ele escreva “cachorro” e ele desenha um cachorro.
A criança ainda não compreende que a escrita representa a fala, o som das palavras,ela acha que se refere ao próprio objeto.
SEGUNDO NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO II
O aluno já sabe que a escrita é feita com letras, às vezes utiliza até números, pois ainda não os diferencia.Sinais e rabiscos também podem ser utilizados.
Nessa hipótese o aluno não percebe que as letras se relacionam aos sons da fala. Ele só sabe que se escreve com símbolos: “ACHA QUE COISAS GRANDES DEVEM TER NOMES COM MUITAS LETRAS E COISAS PEQUENAS DEVEM TER NOMES COM POUCAS LETRAS. ACREDITA QUE PARA QUE UMA ESCRITA POSSA SER LIDA DEVE TER PELO MENOS TRÊS SÍMBOLOS. CASO CONTRÁRIO, PARA ELE, “NÃO É PALAVRA, É PURA LETRA”.
A criança utiliza várias letras, geralmente letras que fazem parte da sua rotina (letras do seu nome ou do nome dos amigos). Não tem noção de sons. No texto acima a proposta era escrever uma lista de brincadeiras: amarelinha, corre-cutia, estátua, pique-pega e passa anel.
TERCEIRO NÍVEL → SILÁBICO
A hipótese silábica é um grande salto, uma daquelas grandes reestruturações globais citadas por Piaget. Um salto qualitativo que acontece nas contradições encontradas entre as hipóteses anteriores o as informações adquiridas no contato com texto, poesias, parlendas e outros registros escritos apresentados todos os dias aos alunos. Ele descobre que as letras representam os sons da fala, MAS PENSA QUE CADA LETRA É UMA SÍLABA ORAL. Ao pedir para a criança escrever AMARELINHA ela fará o registro de acordo com a quantidade de sílabas que ela percebe. Existem dois momentos:
Ela escreve pensando nas sílabas, mas ainda não percebe a relação sílaba-som em alguns momentos.
Num segundo momento, percebe os sons, mas para cada sílaba escolhe uma letra (o som que para ela é mais forte).
QUARTO NÍVEL → ALFABÉTICO
O aluno já compreendeu como se escreve usando as letras do alfabeto. Descobriu que cada letra representa um som da fala e que é preciso juntá-las de um jeito que forme as sílabas para formar as palavras. As dificuldades ortográficas ainda não são totalmente percebidas, mas as palavras são identificadas pelo leitor.
Esperamos ter ajudado a identificar um pouco o processo de alfabetização. Seu filho está em que fase?
Melissa Machado, mãe e professora da turma Pré II na Creche Escola Ladybug
Formada em 1994 no antigo Magistério. Graduada em Letras(Português/Inglês), pós graduada em Alfabetização e Letramento.
Foi professora da rede municipal de ensino de Itajubá, MG de 94 a 2007, onde exerceu também função de vice-diretora e diretora escolar.
Criou o Blog Professora Melissa onde descreve suas atividades com a turma Pré II da Creche Escola Ladybug
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