Abaixo as principais atividades realizadas pela turma maternal I no início de 2012 até o final de fevereiro

Durante o mês de Fevereiro desenvolvemos várias atividades relacionadas à adaptação, autonomia e identidade. Nesse período a turma do maternal I teve a oportunidade de interagir de maneira lúdica com as educadoras e seus colegas, criando e reforçando vínculos e construindo a sua identidade e autonomia. As atividades tinham como objetivo estimular a oralidade, memória e imaginação com muita alegria, brincadeiras e interações socioculturais.

ADAPTAÇÃO
No início do projeto, durante a adaptação, nos divertimos muito na brinquedoteca, no play e na pista.

imageimage

AUTOIMAGEM
Após a fase inicial de adaptação, todos estavam mais tranquilos quanto aos seus sentimentos. Começamos então a construir a nossa autoimagem, perceber a nossa marca pessoal e relacionamos sensações corporais e de registro gráfico.

imageimageimage

Carimbamos as nossas mãos e nossos pés

CINEMINHA “O RETRATO”

imageAssistimos ao cineminha “O Retrato”. A história fala sobre um gato que queria tirar retrato de vários animais e todos fugiam, até que ele encontrou o passarinho tico-tico que juntou todos os animais para o gato tirar a foto.
image

 

 

A “televisão” foi construída de madeira, com um bocal de luz no fundo para dar vida ao desenho
impresso em papel vegetal. Essa atividade teve como objetivo além de interessar-se por histórias e ampliar o vocabulário, perceber e familiarizar-se com a sua imagem e marca pessoal, nada melhor do que a fotografia para registrar a marca pessoal de cada criança.

Confeccionamos o gato, sua máquina fotográfica e os porquinhos da história, além de registrarmos tudo o que aconteceu na história em nosso blocão. Foram momentos bem divertidos, as crianças gostaram tanto que até repetimos a dose e vimos novamente o filminho.

imageimageimage


RECONHECENDO PARTES DO CORPO E EXPRESSÕES

Observamos a nossa imagem no espelho, dançamos músicas que indicavam partes do corpo “Cabeça, ombro, joelho e pé...” e brincamos com jogos de expressões, fizemos carinhas de felizes, triste, chorando, de raiva entre outras, desenhamos o nosso autorretrato e confeccionamos um boneco de EVA, foi bem divertido!

imageimage

image     image


CHEGOU O CARNAVAL!

Preparamo-nos para o bailinho de carnaval com muita animação, confeccionamos máscaras de carnaval para usarmos e também fizemos uma grande máscara coletiva bem linda para enfeitar a nossa sala. No bailinho nos divertimos com muita marchinha, confete e serpentina, comemoramos o carnaval brasileiro como forma de expressão cultural.

imageimageimage


HISTÓRIAS – incentivando interesse pela leitura

Ouvimos muitas histórias, fizemos teatros de fantoches, dedoches e até confeccionamos o Pinóquio, essas atividades contribuíram para ampliar o vocabulário, oralidade, a interessar-se por histórias e pela leitura de histórias, estimular a memória e a imaginação, valorizar a leitura como fonte de prazer e conhecimento, estimular a nossa criatividade e a coordenação motora.

A história do lobo mau e os três porquinhos, com dedoches.

imageimage

A Construção do Pinóquio (envolvendo o projeto Tudo Bem Ser Diferente)

imageimageimage

Nossos dias foram alegres, cheio de risos e muita diversão! Em breve falaremos das atividades que foram realizadas em Março, Abril e Maio.

Diversos pais fizeram questionamentos em nossa escola para equipe e mais especificamente para Adelaide, psicologa da escola, sobre mudanças de comportamento de seus filhos. A maioria das perguntas envolvia dificuldades de lidar com determinadas situações.

- Será que aconteceu algo aqui na creche para que meu filho esteja apresentando resistência para entrar?
- Será que eu deveria ter amamentado mais tempo?
- Será que estou muito tempo ausente?
- O que faço quando minha filha não quer me obedecer?
- Agora ela não quer mais comer, o que faço?

Conversando com os pais notamos que a questão era a mesma, formação de personalidade. A fase em que a criança inicia a descoberta que ela é uma “persona” e passa a testar os limites e possibilidades de até onde pode ir.

O objetivo da palestra é explicar porque essas mudanças de comportamento acontecem, falar sobre as fases de desenvolvimento das crianças e orientar e tirar dúvidas dos pais sobre como agir.

Desta vez a palestra será aberta para todos.
As vagas são limitadas e as inscrições deverão ser feitas pelo e-mail secretaria@crecheladybug.com.br

A Construção da Personalidade da Criança

Palestrante: Adelaide Rezende*
Dia 10 de maio, quinta-feira, às 18h
Local Creche Escola Ladybug
R. Desembargador Paulo Alonso 523 Recreio dos Bandeirantes – RJ

Pais e responsáveis de alunos da escola terão a opção de deixar os alunos com nossas professoras. Para isto é importante também informar nome do aluno e turma.
As professoras da escola não ficarão com crianças que não sejam alunos da Creche Escola Ladybug.

Caso não possa estar presente iremos postar no Twitter durante a palestra e responder questões enviadas via Twitter www.twitter.com/crecheladybug Aguardamos vocês!

Divulgue para outros pais!
Cartaz-Palestra-A-Construção-da-Personalidade-da-Criança-Twitter

Esta semana nossa escola ilustrou a matéria do Bom Dia Rio sobre a importância da creche e profissionais qualificados para o bom desenvolvimento das crianças.  Como disse Ana Luiza Guimarães “É uma fase que dará um empurrão para o resto da vida escolar da criança”.

Nela tivemos oportunidade de falar sobre a  importância do aprender brincando e explicar o porque as atividades devem ter significado para  as crianças. A Doutora em Educação Andrea Ramal enfatizou o que acreditamos, a importância da qualificação das professoras e auxiliares.
Aqui na Creche Escola Ladybug todos os professores são qualificados. As professoras regentes são formadas em pedagogia   e as professoras auxiliares possuem no mínimo o curso de formação de professores (Normal).
 
As atividades  específicas como música, inglês e psicomotricidade, além da formação superior na área possuem especialização.

A matéria fala também sobre a indicação do MEC para número de crianças e professores em sala de aula. No berçário II nossa turma é de 15 crianças com 4 professoras , nas demais turmas estipulamos o máximo de 16 crianças por turma, todas com 2 professores cada.


Assista o vídeo abaixo.

Matéria no Bom Dia Rio com Creche Ladybug


Fica a dica para acompanhar o quadro sobre educação no Bom Dia Rio todas as terças, às 6:30h com Andrea Ramal e Ana Luiza Guimarães. As matérias sempre levantam assuntos muito relevantes. Aqui o link de vídeos do Bom Dia Rio.

Iremos realizar nossa festa de Páscoa este domingo no Parque Ecológico Chico Mendes.
O evento é gratuito e aberto para todos. Teremos diversas atividades:

- Música com violão
-Brincadeiras
- Contação de Histórias
- Fantoches
- Distribuição de Brindes
- Bola Mania
- Pinturinha

Local Parque Ecológico Chico Mendes – Av Jarbas de Carvalho, 670 – Recreio
Data: Domindo, 25 de Março
Horário: 09:00 ás 11:00h

Mais informações
Tel: 2490-2693
falecom@crecheladybug.com.br

Em caso de chuva o evento será adiado!

120323-Flyer-CHico-Mendes-parque-Creche-escola-ladybug-recreio-rj

Mais sobre o Parque Chico Mendes

O Parque Ecológico Municipal Chico Mendes está situado no Recreio dos Bandeirantes. Foi criado em 1989 com o objetivo de preservar a Lagoinha das Tachas e seu entorno, onde ocorrem espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção.

A reintrodução na natureza de espécies nativas como o jacaré-de-papo-amarelo é um dos seus principais atrativos do parque. Os visitantes podem conhecer algumas espécies. Os pássaros são muitos numerosos, incluindo o raro e belíssimo tié-sangue.

O parque possui parquinho para as crianças e trilhas planas, bem sinalizadas para um agradável passeio.

Acesso gratuito.
120323-CHico-Mendes 2120323-CHico-Mendes 3
120323-CHico-Mendes

O nosso projeto "Tudo bem ser diferente" está chegando ao fim, todas as turmas puderam ouvir histórias que abordavam a questão das diferenças, como o "Patinho feio","Diversidade", "As famílias do mundinho", entre outras e refletir sobre o respeito e aceitação das diferenças. Falamos também sobre identidade e autonomia, observando o próprio corpo e o corpo do amigo.

colagem-turma-manha-tudo-bem-ser-diferente-creche-escola-ladybug-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro 
Antecipamos este post devido ao Dia Internacional da Síndrome de Down e a importância da inclusão. Aqui na escola temos dois alunos com Down e a interação com as demais crianças acontece naturalmente. Não vamos falar que inclusão é algo fácil de realizar na escola, pois dependendo do caso, pode exigir maior atenção e a ajuda de mediadores, mas é um tema importante no qual todos devemos refletir e buscar soluções.

O objetivo do nosso projeto não é especificamente a inclusão, mas o reconhecimento do próprio corpo, das diferenças e o aceitar que somos todos diferentes. O projeto também ajuda  na construção da  auto estima, já que envolve o reconhecimento e a valorização do próprio corpo.

Dentro do projeto “Tudo bem ser diferente”, as turmas da manhã e do Pré I tarde construíram bonecas de pano a partir das histórias ouvidas "Bonequinha Preta” (Pré I) e "Menina bonita do laço de fita" (turma da manhã). Os alunos do Pré I tarde também criaram bonecos do Pinóquio de sucata após lerem sua historinha. Na construção da boneca, as crianças puderam observar as diferenças entre elas e as bonecas, a cor da pele, do cabelo, dos olhos, o tipo de roupa, etc. As crianças ficam ansiosas esperando o seu dia de levar a boneca para casa.

              bonequinha-preta-turma-pre-i-creche-escola-ladybug-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro                     menina-bonita-do-laco-de-fita-turma-manha-creche-escola-ladybug-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro

As turmas MI e Berçário trabalharam mais o reconhecimento do próprio corpo, expressões e sentimentos. A turma do MI utilizou a boneca de pano com olhos e boca que podiam ser trocados, trabalhando diferentes expressões. A música da formiguinha foi utilizada e com ela o exercício de identificar as partes do corpo com a formiguinha.

boneco-expressoes-e-partes-do-corpo-turma-m-I-creche-escola-ladybug-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro

A turma  Pré II trabalhou com  a  história "Uma joaninha diferente" e, assim como a turma da manhã e Pré I trabalhou com recortes conversando sobre imagens de pessoas diferentes.

joaninhas tudo bem ser diferente-turma-pre-II-creche-escola-ladybug-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro      colagem-vocabulario-ingles-turma-manha-creche-escola-ladybug-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro

Esperamos que este projeto, junto com a educação recebida em casa, seja uma sementinha para maior aceitação do próximo e de si mesmo.

Que saber ainda mais detalhes pedagógicos do projeto? Veja aqui no blog da nossa coordenadora pedagógica.

Nossos pequenos estão crescendo, já não são mais do berçário, são tantas mudanças (troca de sala, professora nova, amigos novos!) que as vezes é necessário uma readaptação! Após um período de passeios e momentos com a família vem a despedida e a separação; estar com outras crianças, tendo que dividir objetos e atenção; mesmo que este lugar e as pessoas sejam velhos conhecidos. Respeitar esse processo de reconhecimento e readaptação é essencial para trazer segurança ao maternal I e com muita brincadeira e alegria, desenvolvemos várias atividades relacionadas à adaptação, autonomia e identidade. Nesse período as crianças interagiram de maneira lúdica com as educadoras e seus colegas, criando e reforçando vínculos e construindo a sua identidade e autonomia. As atividades tiveram como objetivo estimular a oralidade, memória e imaginação com muita alegria, brincadeiras e interações socioculturais.

image image

image

 

image

image

 

image

image

image

 

image

image

 image

image

O começo do ano é cheio de novidades para os nossos pequenos: amigos novos, professora nova e muita interação com os amigos que continuam por aqui! Recebemos todos com muito carinho e capricho da decoração das salas de aula!

A turma da manhã conheceu uma linda história da Ana Maria Machado: “Menina Bonita do laço de fita” e através dela começou a observar as características de cada. Muita atividade no espelho e observação do próprio corpo.

espelho

silhueta


boneca

Além disso jogos e brincadeiras para estimular atenção visual e a memória:

jogos

O berçário da tarde está com novos amigos e a adaptação foi muito tranquila.

bercario

nicole

Pintura com diferentes materiais fez parte dos primeiros dias:

pintura com giz

mikael

Aguardem mais fotos na próxima semana!