O nosso projeto "Tudo bem ser diferente" está chegando ao fim, todas as turmas puderam ouvir histórias que abordavam a questão das diferenças, como o "Patinho feio","Diversidade", "As famílias do mundinho", entre outras e refletir sobre o respeito e aceitação das diferenças. Falamos também sobre identidade e autonomia, observando o próprio corpo e o corpo do amigo.
Antecipamos este post devido ao Dia Internacional da Síndrome de Down e a importância da inclusão. Aqui na escola temos dois alunos com Down e a interação com as demais crianças acontece naturalmente. Não vamos falar que inclusão é algo fácil de realizar na escola, pois dependendo do caso, pode exigir maior atenção e a ajuda de mediadores, mas é um tema importante no qual todos devemos refletir e buscar soluções.
O objetivo do nosso projeto não é especificamente a inclusão, mas o reconhecimento do próprio corpo, das diferenças e o aceitar que somos todos diferentes. O projeto também ajuda na construção da auto estima, já que envolve o reconhecimento e a valorização do próprio corpo.
Dentro do projeto “Tudo bem ser diferente”, as turmas da manhã e do Pré I tarde construíram bonecas de pano a partir das histórias ouvidas "Bonequinha Preta” (Pré I) e "Menina bonita do laço de fita" (turma da manhã). Os alunos do Pré I tarde também criaram bonecos do Pinóquio de sucata após lerem sua historinha. Na construção da boneca, as crianças puderam observar as diferenças entre elas e as bonecas, a cor da pele, do cabelo, dos olhos, o tipo de roupa, etc. As crianças ficam ansiosas esperando o seu dia de levar a boneca para casa.
As turmas MI e Berçário trabalharam mais o reconhecimento do próprio corpo, expressões e sentimentos. A turma do MI utilizou a boneca de pano com olhos e boca que podiam ser trocados, trabalhando diferentes expressões. A música da formiguinha foi utilizada e com ela o exercício de identificar as partes do corpo com a formiguinha.
A turma Pré II trabalhou com a história "Uma joaninha diferente" e, assim como a turma da manhã e Pré I trabalhou com recortes conversando sobre imagens de pessoas diferentes.
Esperamos que este projeto, junto com a educação recebida em casa, seja uma sementinha para maior aceitação do próximo e de si mesmo.
Que saber ainda mais detalhes pedagógicos do projeto? Veja aqui no blog da nossa coordenadora pedagógica.
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