O DESFRALDE      
Entre dois e três anos de idade, um importante e delicado momento acontece na vida dos pais e seus filhos: a hora do desfralde. A retirada das fraldas é um marco importante no desenvolvimento das crianças, que ficam mais independentes dos adultos (e orgulhosas!) em relação aos cuidados com o próprio corpo.    
    
Nessa hora, alguns pais ficam paralisados diante da incerteza sobre o momento mais indicado e quais os passos a serem seguidos para acompanhar o filho no desfralde. Já outros, cheios de ansiedade, tratam de adiantar o processo para provar a si mesmos que a criança superou uma nova etapa de amadurecimento. Mas, os pais devem lembrar que é preciso ter paciência e contar com uma forte aliada para o sucesso do desfralde: a escola.    
    
  DESFRALDE NA ESCOLA     
Na escola essa etapa também gera ansiedade e stress. As educadoras agora tem mais uma tarefa no processo de ajudar as crianças na construção da sua autonomia e independência. É uma fase difícil, pois em geral na mesma turma temos 03 ou 04 crianças desfraldando ao mesmo tempo. 
  Observando a ansiedade de pais e professoras ao passar por esse momento tão importante e delicado, reunimos nossa equipe e decidimos criar um projeto de apoio com orientações e procedimentos para facilitar este processo.     
      
  OBJETIVOS DO PROJETO APOIO AO DESFRALDE     
· Orientar pais e educadoras sobre o processo de desfralde, 
  · Ajudar a tornar o desfralde um momento mais lúdico e prazeroso para a criança
  · Organizar uma rotina de procedimentos a ser adotada pela equipe para facilitar o processo e a comunicação. 
  · Envolver pais, educadoras e crianças no processo de desfralde   
    

    
Crianças preparando o cartaz e conversa com a professora sobre desfralde
     
COMO FOI PROJETO APOIO AO DESFRALDE     
Iniciamos o projeto promovendo um “ritual de passagem” para auxiliar a retirada das fraldas dos pequenos. Começamos ouvindo uma história sobre o desfralde uma divertida historinha sobre o assunto (“O que tem dentro da sua fralda?”, de Guido Van Genechten, editora Brinque Book), logo depois combinamos como seria o ”Adeus às fraldas”, fizemos cartazes e festejamos a despedida num dia especial: o marco da passagem da fralda para a calcinha e/ou cueca. As crianças, cheias de orgulho, deram adeus à fralda diante dos coleguinhas. O projeto também aconteceu nas aulas de inglês “Bye Bye Diapers”. 
     

    
Adeus às Fraldas
  Para dar continuidade ao processo, incluímos alguns títulos de livros no nosso projeto de leitura (Leva e Traz) e cada semana enviamos para casa de uma criança um livro ou DVD para que a família participe de atividades lúdicas sobre o assunto e possa reforçar o trabalho feito na escola.
  
  DICAS PARA O DESFRALDE     
Aprender a usar o banheiro é um processo composto de diversas etapas, a criança pode levar alguns dias ou alguns meses para aprender. Se você souber esperar o momento certo, o processo será muito mais tranquilo para ambos. É uma conquista dela, não sua. 
  Para que a criança aprenda a usar o banheiro, é preciso que você a ensine. Diga a ela quais são as etapas: avisar que precisa ir ao banheiro, despir-se, limpar-se, dar descarga e lavar as mãos. Cada uma dessas etapas leva algum tempo. Por isso, lembre-se de reforçar o sucesso da criança com elogios ao final de cada etapa. A atitude da criança e o domínio da etapa anterior dirão quando ela estará pronta para aprender a próxima etapa. A meta final é importante, mas as pequenas conquistas também são. Lembre-se: o sucesso inicial depende da criança entender o uso do banheiro, não de aprender tudo de uma só vez. Fale claramente o que espera dela. 
  A sintonia entre pais e escola é fundamental e, para isso, é importante que pais e educadoras observem alguns detalhes:
  • A criança verbaliza que fez ou vai fazer xixi ou cocô;   
• Caminha com autonomia e equilíbrio;    
• Sobe e desce escadas fazendo uso alternado dos pés;    
• Fica com a fralda seca por intervalos cada vez maiores;    
• Mostra interesse e desejo em usar o vaso sanitário;    
• Incomoda-se com a fralda cheia.
  É importante combinar com a creche o momento da retirada para começar junto, ter bastante paciência com as escapulidas e elogiar as conquistas! Bom desfralde!