Abaixo as principais atividades realizadas pela turma maternal I no início de 2012 até o final de fevereiro
Durante o mês de Fevereiro desenvolvemos várias atividades relacionadas à adaptação, autonomia e identidade. Nesse período a turma do maternal I teve a oportunidade de interagir de maneira lúdica com as educadoras e seus colegas, criando e reforçando vínculos e construindo a sua identidade e autonomia. As atividades tinham como objetivo estimular a oralidade, memória e imaginação com muita alegria, brincadeiras e interações socioculturais.
ADAPTAÇÃO
No início do projeto, durante a adaptação, nos divertimos muito na brinquedoteca, no play e na pista.
AUTOIMAGEM
Após a fase inicial de adaptação, todos estavam mais tranquilos quanto aos seus sentimentos. Começamos então a construir a nossa autoimagem, perceber a nossa marca pessoal e relacionamos sensações corporais e de registro gráfico.
Carimbamos as nossas mãos e nossos pés
CINEMINHA “O RETRATO”
Assistimos ao cineminha “O Retrato”. A história fala sobre um gato que queria tirar retrato de vários animais e todos fugiam, até que ele encontrou o passarinho tico-tico que juntou todos os animais para o gato tirar a foto.
A “televisão” foi construída de madeira, com um bocal de luz no fundo para dar vida ao desenho
impresso em papel vegetal. Essa atividade teve como objetivo além de interessar-se por histórias e ampliar o vocabulário, perceber e familiarizar-se com a sua imagem e marca pessoal, nada melhor do que a fotografia para registrar a marca pessoal de cada criança.
Confeccionamos o gato, sua máquina fotográfica e os porquinhos da história, além de registrarmos tudo o que aconteceu na história em nosso blocão. Foram momentos bem divertidos, as crianças gostaram tanto que até repetimos a dose e vimos novamente o filminho.
RECONHECENDO PARTES DO CORPO E EXPRESSÕES
Observamos a nossa imagem no espelho, dançamos músicas que indicavam partes do corpo “Cabeça, ombro, joelho e pé...” e brincamos com jogos de expressões, fizemos carinhas de felizes, triste, chorando, de raiva entre outras, desenhamos o nosso autorretrato e confeccionamos um boneco de EVA, foi bem divertido!
CHEGOU O CARNAVAL!
Preparamo-nos para o bailinho de carnaval com muita animação, confeccionamos máscaras de carnaval para usarmos e também fizemos uma grande máscara coletiva bem linda para enfeitar a nossa sala. No bailinho nos divertimos com muita marchinha, confete e serpentina, comemoramos o carnaval brasileiro como forma de expressão cultural.
HISTÓRIAS – incentivando interesse pela leitura
Ouvimos muitas histórias, fizemos teatros de fantoches, dedoches e até confeccionamos o Pinóquio, essas atividades contribuíram para ampliar o vocabulário, oralidade, a interessar-se por histórias e pela leitura de histórias, estimular a memória e a imaginação, valorizar a leitura como fonte de prazer e conhecimento, estimular a nossa criatividade e a coordenação motora.
A história do lobo mau e os três porquinhos, com dedoches.
A Construção do Pinóquio (envolvendo o projeto Tudo Bem Ser Diferente)
Nossos dias foram alegres, cheio de risos e muita diversão! Em breve falaremos das atividades que foram realizadas em Março, Abril e Maio.
1 comentários:
Parabens pelo projeto e pela iniciativa de compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas.
Professora Jandira.
Postar um comentário