Um dos maiores questionamentos dos pais na fase da educação infantil é como estimular a linguagem, seja oral, leitura ou escrita, de seus filhos.
O primeiro passo é criar um ambiente que seja capaz de despertar o interesse da criança em falar, interagir, participar, trocar, questionar... logo, o diálogo entre pais e filhos é bem-vindo desde cedo.
Os pais ou mediadores podem tomar alguns cuidados na forma de diálogo:
- No caso de crianças menores de dois anos, estimular a fala evitando adivinhar os desejos da criança. Por exemplo: quando a criança apontar para geladeira, você pode perguntar “Você deseja água ou suco?” Em seguida aguardar a resposta da criança. Exige muita paciência e perseverança dos pais ou mediadores mas é vital para o desenvolvimento da criança.
- No caso de crianças até quatro anos é natural a troca de letras como “Quelo blincar.” Neste momento o mediador não deve corrigir a criança, mas falar corretamente as palavras dentro de um contexto, de preferência repetindo inúmeras vezes para possibilitar o aprendizado. “Você quer brincar de que? Quer brincar com seus carrinhos? Eu quero brincar com você.” Nunca repita ou fale de forma incorreta, nem ressalte o erro da criança.
A criança também aprende muito brincando. Brincadeiras são uma oportunidade de crescer, sem cobranças, sem medo, apenas com prazer e criatividade. O canto, a leitura e interpretação de histórias,dramatizações,pintura...tudo isso estimula a linguagem. Para ilustrar melhor, apresento mais dois exemplos de como as brincadeiras agem no aprendizado:
- Telefone sem fio: estimula a atenção,sequência e memória auditiva,além do vocabulário. Contribui muito para a fala.
- Pular amarelinha: estimula o equilíbrio,coordenação motora,noção de espaço, números, a aguardar a vez, o respeito ao próximo, a lidar com regras,integração. Também contribui para a aprendizagem da escrita, pois ao escrever é preciso ter coordenação motora, organização do espaço, noção de antes e depois.
Lembrem-se sempre: o diálogo e o brincar são essenciais para o bom desenvolvimento da criança. Você já brincou com seu filho hoje?
Fga Ana Paula Oluchi Lamego.
Fonoaudióloga,Pós Graduada em Audiologia Clínica pela Unigranrio. Atuou em Projetos para comunidades populares “Grupo deAdolescentes” e “Planejamento Familiar” pela Secretaria Municipal de Saúde do RJ. Entrevistadora do Projeto “Aceitabilidade do condom feminino em contextos diversos”( NEPO/UNICAMP/DST AIDS). Publicou artigo em 2002 pela Secretaria Municipal de Saúde/RJ. “Aimportância das atividades educativas e preventivas nas unidades de saúde”.
Atua na área da fonoaudiologia há 14 anos,em hospitais,clínicas,escolas e na Creche Escola Ladybug.
Email: oluchipaula@hotmail.com
Estímulo à linguagem (Dicas da Fonoaudióloga)
Creche-Escola Ladybug | sexta-feira, 23 de julho de 2010 | Marcadores: brincar, estímulo, fala, fonoaudióloga
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário