A Importância da Adaptação na Educação Infantil
A Educação Infantil constitui uma experiência necessária de socialização para a criança e o momento inicial na creche é muito importante, pois irá representar uma separação da criança de sua mãe ou núcleo familiar por momentos maiores de tempo pela primeira vez. O ingresso das crianças nas instituições pode criar ansiedade tanto para elas e para seus pais como para os professores.
Confira aqui algumas informações que podem ajudá-la a passar por esse momento:
- As conversas entre os familiares e educadoras são fundamentais, é importante conhecer os hábitos e manias das crianças,
- Aceitar junto com elas seu objeto preferido, pois faz parte da estruturação de uma base emocional segura durante esse momento de separação da criança com a mãe por períodos mais prolongados.
- As reações podem variar muito de criança para criança, tanto em relação às manifestações emocionais quanto ao tempo necessário para se efetivar o processo. Em geral, o período de adaptação durará de uma a duas semanas, podendo em alguns casos, ser maior ou menor.
- Algumas crianças podem apresentar comportamentos diferentes daqueles que normalmente revelam em seu ambiente familiar, como alterações de apetite; retorno às fases anteriores do desenvolvimento (voltar a urinar ou evacuar na roupa, por exemplo). Podem também, adoecer; isolar-se dos demais e criar dependência de um brinquedo, da chupeta ou de um paninho.
- É natural que a criança manifeste uma certa dificuldade em se separar da mãe (ou pai), quanto menor for, maior a dificuldade.
- A tranquilidade e a segurança dos pais favorecem a separação transitória, portanto, eles devem estar tranquilos de que a decisão tomada foi correta.
- E comum que no período da adaptação as crianças chorem na presença da mãe, resistindo a entrar na escola, mas uma vez dentro dela, mudam completamente e ficam felizes ao lado dos amiguinhos em pouco tempo.
- Os pais devem preparar a ida para a escola com observações como: você vai brincar, fazer coisas que não faz em casa, fazer novos amiguinhos, pintar, ir ao parquinho, etc. Depois você conta tudo pra mamãe (ou pro papai).“ Quando a criança sabe que poderá contar tudo aos pais, sente-se mais segura, forte e participativa. Os pais devem demonstrar interesse e ouvir atentamente. É a maneira de estarem presentes, mesmo ausentes.- É importante, nos primeiros dias, e até quando se fizer necessário, a presença da mãe, pai ou de alguém de confiança da criança para que ela possa enfrentar o novo ambiente junto de alguém com quem se sinta segura.
Fonte: Adelaide Rezende- Psicóloga da Creche Ladybug
Referencial Curricular Nacional Para Educação infantil
Trechos do livro :Quem ama educa! (formando cidadãos éticos) Içaimtiba