Nossa viagem pela Região Norte foi muito produtiva, descobrimos um pouco mais sobre a cultura e características dessa região. Aprendemos a valorizar a diversidade estudando sobre a vida dos índios através de histórias e lendas.
Durante essa fase do projeto, confeccionamos objetos indígenas e experimentamos alimentos que foram trazidos por esses povos e hoje fazem parte da nossa alimentação: frutas, vegetais e raízes. Algumas turmas fizeram um delicioso piquenique, experimentamos milho, pamonha, bolo de aipim, batata doce, aipim cozido, tudo muito gostoso!
Com o objetivo de vivenciar um pouco mais dessa cultura, recebemos a visita dos índios da tribo Fulni-ô, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer um índio de verdade, aprender algumas músicas, participar de uma dança indígena com seus rostinhos pintados e ter contato com os objetos confeccionados pela tribo.
Índios da tribo Fulni-ô explicando significado de suas músicas para as crianças
Todos ficaram encantados, conversaram com os índios e fizeram várias perguntas relembrando tudo aquilo que aprenderam no projeto:
- Você mora na oca mesmo?
- O que você caça?
- Você mata os animais para fazer seu cocar?
Os índios responderam as perguntas e explicaram também que cada pintura em seu corpo tem um significado.
Turma da manhã – até os menores participaram
Ao fazermos uma grande roda e dançarmos ao som dos instrumentos indígenas, foi possível constatar o encantamento das crianças em participar de um momento tão significativo. Por não ser uma simples comemoração do dia do índio e sim o encerramento de um projeto estudado por eles, todos participaram com atenção e temos certeza que essa visita ficará registrada na memória de cada um como um dia muito especial!
Olhem o sorriso das crianças e o encantamento!
O aprendizado se constrói através de momentos significativos e construídos pelas crianças, o projeto pedagógico proporciona situações de pesquisa e questionamentos. Esse contato com diferentes culturas favorece o respeito ao próximo e suas individualidades.
Pré II cantando músicas ao redor de sua oca no Dia do Índio