Este curso será ministrado pela equipe do projeto PROJETO BRINQUEDOTECA - Estudo, Pesquisa, Arte, Educaçãoe Cultura.
Este projeto existe há 5 anos e inclui atualmente 3 sub-projetos:
- BAC – Brincar, Aprender e Cuidar – recebe crianças da comunidade do Turano na brinquedoteca Brink+;
- Oficinas de Atividades Lúdicas para oito escolas do Município do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria de Cultura e Educação;
- Brincando nas Praças – resgate de brincadeiras tradicionais, teatro e contação de histórias nas praças públicas do Rio de Janeiro.
Maiores informações: www.projetobrinquedoteca.com.br
OBJETIVO
Ampliar e diversificar o olhar e a experiência por intermédio de oficinas práticas e de reflexão conceitual sobre a brincadeira e o jogo.
PÚBLICO ALVO
Estudantes e profissionais que atuam ou queiram atuar com crianças e jovens em brinquedotecas e demais ambientes educativos ou terapêuticos, ou pessoas que desejem conhecer mais a respeito da ludicidade.
METODOLOGIA
O curso está dividido em II módulos. O primeiro módulo será oferecidos através de dois encontros durante o mês de abril. Serão 2 encontros aos sábados, integrando conceitos e práticas, com 8 horas de duração cada. Em cada encontro serão realizadas 4 horas de trabalho conceitual e 4h de oficinas práticas.
PROGRAMAÇÃO
Dia 20 de abril
• 9:00h
Dinâmica da Apresentação
• 10:00h.às 13:00h
As características lúdicas da espécie humana e a história cultural da brincadeira: origem dos jogos infantis e o espaço e tempo dos jogos na atualidade.
• 14:00h às 17:00h
Oficina 1. Resgate de brincadeiras tradicionais
Brinquedistas: Marta Diniz (Assessora de Brinquedoteca, Griô aprendiz e Pedagoga)
• 18:00h
Avaliação
Dia 27 de abril
• 9h
Dinâmica da Apresentação
• 10h.às 13h.
Brinquedoteca: conceito, diferentes tipos, organização e manutenção.
• 14h às 17h.
Oficina 2. Construção de brinquedos e jogos de sucata
Brinquedistas: Wanderlucy Bezerra (professora de danças populares, pós-graduada em psicopedagogia e atriz)
• 18h
Avaliação
Coordenação e apresentação da parte teórica do curso: Ms. Adelaide Rezende de Souza (professora da Universidade Estácio de Sá (graduação e pós-graduação), psicóloga (UFPA), professora da pós graduação do SENAC, pesquisadora do ILTC, especializada em saúde mental e desenvolvimento infantil e do adolescente (SCMRJ), com mestrado em psicologia e teoria do comportamento (UFPA) e consultora de creches. Ministra cursos na área da infância e do brincar. Atualmente, coordena o projeto ligado a Universidade Estácio de Sá, Brinquedoteca: Espaço de Formação, Pesquisa e Extensão e participa do projeto segundo turno cultural da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro.
Material: a parte teórica será enviada por e-mail para os participantes
Valor: R$100,00 (cada encontro)
obs. Alunos da Universidade Estácio de Sá ganham desconto de 50%