O Projeto e sua importância
O projeto foi elaborado,  com o objetivo de  garantir o direito das crianças de brincar,  além de sensibilizar a família  a participar deste processo do  desenvolvimento infantil tão importante e necessário.   
Não é de hoje que se discute a importância do brincar na Educação Infantil, sabemos que as brincadeiras são aprendidas e passadas através das gerações, determinando e perpetuando uma cultura.    
É preciso diferenciar o brinquedo da brincadeira em si, que não necessariamente precisa utilizar um brinquedo, pois sabemos que estes foram criados pelo homem e que nem sempre são usados pelas crianças do modo como idealizado pelo adulto. A criança é capaz de dar forma e mudar um brinquedo, transformando-o em brincadeiras diversas pelo poder da fantasia infantil.   
O brincar já foi considerado sem importância, e ainda hoje muitos pais e educadores desconhecem a importância da brincadeira para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, mas em contra –partida o tema vem sendo discutido com mais frequência nos meios científicos e acadêmicos e também na internet.
A equipe Ladybug após muita pesquisa e planejamento, oportuniza de modo criativo, lúdico e crescente, através do projeto “Brincadeira é Coisa Séria” , um espaço para o saber, através de atividades e brincadeiras numa construção sólida, pois parte do interesse infantil e do que melhor a criança pode fazer nesta etapa da vida: brincar e aprender brincando!   
Neste projeto, através da brincadeira, as crianças tem a oportunidade de aprender sobre ciências, matemática, linguagem, desenvolver a coordenação motora fina  e ampla, enfim, todo o currículo da educação infantil. Suas  observações são vivenciadas e registradas coletiva e individualmente, através de diversas formas de registro: grafismo (desenho),  experiências, técnicas de artes plásticas (colagem, pintura, modelagem com argila, entre outras).    
É importante ressaltar que todas as áreas de conhecimento são interligadas e as crianças vivenciam o projeto em diferentes linguagens. Nas aulas de música, por exemplo, a trilha sonora acompanha o projeto e a professora traz músicas sobre brinquedos, brincadeiras, cantigas de roda, etc, o mesmo se dá na informática, inglês e psicomotricidade.
   
Brincar de Amarelinha ensina algo?
Brincadeira da Amarelinha: Turma Maternal II – Prof. Tamires
Aplicando aprendizado através da brincadeira   
A profª apresentou a brincadeira e mostrou as diferentes formas de brincar,   
- ela com a turma explorou hipóteses (a fala das crianças sobre a brincadeira ),    
- a turminha faz registros gráficos (grafismo e  técnicas de artes, desenvolvendo a coordenação motora fina,    
- a brincadeira desenvolve a coordenação motora ampla, propiciando momentos do brincar de amarelinha,    
- foi trabalhado valores morais e sociais, através das regras da brincadeira,    
- explorou a área da matemática: apresentando os numerais, a relação numeral X quantidade, sequência numérica, antecessor e sucessor e,    
- proporcionou muita diversão e interação com a turma.    
Tudo isso sem que a criança se dê conta do quanto está aprendendo, pois de modo lúdico, esse aprendizado é inserido naturalmente. É a criança construindo e multiplicando seu aprendizado brincando.
A primeira etapa do projeto pedagógico está prevista para terminar em abril e a partir de maio, vamos pintar o sete, conhecendo um pouco mais sobre artes, através da pesquisa e  releituras das obras de grandes artistas.   
Aqui na Ladybug Brincadeira é Coisa Séria, a criança aprende brincando e internaliza o aprendizado, assim como andar de bicicleta, que uma vez aprendido, é para sempre...   
Vamos brincar?

 




