Junho chegou e, propositalmente estamos trabalhando o fogo. União perfeita com a época de festas juninas, a importância das crianças conhecerem e reconhecerem não só a importância do fogo, mas também seu perigo, e ainda a oportunidade de falarmos sobre queimadas e continuarmos nossa filosofia de plantar uma semente para futuros cidadãos mais conscientes, além de estimular o pensar com muitos experimentos científicos.
Para ler o projeto pedagógico completo clique aqui. Leia também sobre o projeto Tudo bem ser diferente.

OBJETIVOS - Valorizar a preservação do meio ambiente, fazendo com que as crianças tenham consciência do seu papel hoje para garantir um futuro melhor.
- Elaborar hipóteses sobre os fenômenos da natureza;
- Construir pensamentos para observar o mundo científico;
- Identificar as 4 estações do ano;
- Perceber a importância do ‘fogo” na civilização;
- Orientar as crianças sobre os cuidados que devemos ter com o fogão e outros acidentes domésticos;
- Conhecer histórias do folclore brasileiro (mula-sem-cabeça; Curupira; A lenda do Sol e da Lua);
- Conhecer alimentos característicos das Festas Juninas que utilizam o fogo: milho, pipoca, canjica, etc)
- Perceber os efeitos das queimadas na natureza;

ALGUMAS ATIVIDADES REALIZADAS
O Maternal I confeccionou um fogão de material reciclado e brincou de fazer comidinha. Uma ótima oportunidade para falar sobre os cuidados que devemos ter com o fogão e outros acidentes domésticos.

fogao-fogo-creche-escola-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro-rj
alao-festa-junina-creche-escola-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro-rj
O maternal II conversou sobre o fogo e após algum tempo realizaram esta atividade na qual cada criança forneceu sua definição do fogo.

fogo-creche-escola-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro-rj

O Pré I escutou a história sobre o surgimento do fogo e refletiu sobre como seria nossa vida sem ele. Também fez fantoches dos personagens com sacos de papel para serem utilizados ao reler a história.
 
fantoche-creche-escola-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro-rj

O Pré II fez uma bonita reprodução da obra “Bandeirinhas na fachada de Alfredo Volpi.

 releitura-arte-alfredo-volpi-creche-escola-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro-rj      bandeira-festa-junina-creche-escola-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro-rj

Na aula de educação alimentar as crianças ajudaram a preparar pipoca, bolo de milho e milho cozido podendo observar e conversar sobre o fogo e os cuidados necessários, além de trabalhar ótimas receitas típicas de festa junina.

Já nas aulas de inglês trabalhamos o vocabulário com palavras como fire, corn, oven, cake, entre outras.

Este final de semana será nossa festa com direito a comidas típicas, brincadeiras e até quadrilha. Aguardem um post fresquinho sobre o assunto!

Enquanto isto olhem nossa fogueira de material reciclado que linda!

fogueira-reciclada-creche-escola-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro-rj

Feche os olhos e imagine o planeta onde você vive com sua família, seus amigos e todo o restante da humanidade; e os animais, as flores, os micróbios... Imagine a Terra inteira! Todos nós vivemos num planeta onde existe o AR, que assanha seus cabelos, a ÁGUA, que molha os campos, o FOGO, que aquece os alimentos, e a TERRA, que faz as plantas e as árvores crescerem.

Com o intuito de mostrar como cada elemento é importante para a nossa vida, vamos trabalhar no período de abril a dezembro, cada elemento que compõe o nosso planeta. Através de histórias, brincadeiras e muitas experiências, nossos pequenos cientistas perceberão a presença dos 4 elementos em nosso dia-a-dia.

Em um primeiro momento, nosmeses de abril e maio, falamos sobre o AR, percebido através do vento. Vamos lembrar dos animais que voam, brinquedos que precisam do vento para funcionar, meios de transportes aéreos e experimentar as diferentes sensações que o vento proporciona. Vamos levar as crianças a perceberem a importância do ar em nossas vidas.

O objetivo Geral do projeto é estimular a curiosidade científica através da observação do meio em que vive e de experiências realizadas;

Atividade realizada pela turma Pré II

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROJETO:
-Valorizar a preservação do meio ambiente, fazendo com que as crianças tenham consciência do seu papel hoje para garantir um futuro melhor.
-Elaborar hipóteses sobre os fenômenos da natureza;
-Explorar problemas de ordem física com brinquedos voadores;
-Construir pensamentos para observar o mundo científico;
-Perceber a influência dos homens na poluição do ar;
-Estimular a curiosidade natural das crianças e encorajá-las a usar os sentidos para fazer descobertas em ciências;
-Incentivar as crianças a detectarem a presença do ar e a investigarem as suas propriedades físicas;
-Conhecer animais e meios de transportes que usam o ar para se locomoverem;
-Construir brinquedos e outros objetos para perceber a presença do ar em seus movimentos;

Alguns recursos utilizados:
Histórias:
“Cabeça-de-vento” de Bia Bedran; “Nosso amigo ventinho” de Ruth Rocha; A lenda do “Saci” ; “Vento Norte” de Bia Bedran;
Músicas: “O ar” (Vinicius de Moraes); “Avião” de Toquinho; O Vento ( Cd Infantil) de Tatiana Rocha
Livro de experiências: “O ar e você” de David Evans e Claudette Williams

Em breve divulgaremos mais atividades realizadas na fase AR do projeto e o projeto FOGO que já está em andamento e muito bem alinhado com a fase das festas juninas.


O DESFRALDE
Entre dois e três anos de idade, um importante e delicado momento acontece na vida dos pais e seus filhos: a hora do desfralde. A retirada das fraldas é um marco importante no desenvolvimento das crianças, que ficam mais independentes dos adultos (e orgulhosas!) em relação aos cuidados com o próprio corpo.

Nessa hora, alguns pais ficam paralisados diante da incerteza sobre o momento mais indicado e quais os passos a serem seguidos para acompanhar o filho no desfralde. Já outros, cheios de ansiedade, tratam de adiantar o processo para provar a si mesmos que a criança superou uma nova etapa de amadurecimento. Mas, os pais devem lembrar que é preciso ter paciência e contar com uma forte aliada para o sucesso do desfralde: a escola.

DESFRALDE NA ESCOLA
Na escola essa etapa também gera ansiedade e stress. As educadoras agora tem mais uma tarefa no processo de ajudar as crianças na construção da sua autonomia e independência. É uma fase difícil, pois em geral na mesma turma temos 03 ou 04 crianças desfraldando ao mesmo tempo.

Observando a ansiedade de pais e professoras ao passar por esse momento tão importante e delicado, reunimos nossa equipe e decidimos criar um projeto de apoio com orientações e procedimentos para facilitar este processo.

OBJETIVOS DO PROJETO APOIO AO DESFRALDE
· Orientar pais e educadoras sobre o processo de desfralde,

· Ajudar a tornar o desfralde um momento mais lúdico e prazeroso para a criança

· Organizar uma rotina de procedimentos a ser adotada pela equipe para facilitar o processo e a comunicação.

· Envolver pais, educadoras e crianças no processo de desfralde

desfralde-01-creche-escola-ladybug-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro-rjdesfralde-02-creche-escola-ladybug-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro-rj
Crianças preparando o cartaz e conversa com a professora sobre desfralde


COMO FOI PROJETO APOIO AO DESFRALDE
Iniciamos o projeto promovendo um ritual de passagem” para auxiliar a retirada das fraldas dos pequenos. Começamos ouvindo uma história sobre o desfralde uma divertida historinha sobre o assunto (“O que tem dentro da sua fralda?”, de Guido Van Genechten, editora Brinque Book), logo depois combinamos como seria o ”Adeus às fraldas”, fizemos cartazes e festejamos a despedida num dia especial: o marco da passagem da fralda para a calcinha e/ou cueca. As crianças, cheias de orgulho, deram adeus à fralda diante dos coleguinhas. O projeto também aconteceu nas aulas de inglês Bye Bye Diapers”.


desfralde-04-creche-escola-ladybug-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro-rjdesfralde-03-creche-escola-ladybug-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro-rj
Adeus às Fraldas

Para dar continuidade ao processo, incluímos alguns títulos de livros no nosso projeto de leitura (Leva e Traz) e cada semana enviamos para casa de uma criança um livro ou DVD para que a família participe de atividades lúdicas sobre o assunto e possa reforçar o trabalho feito na escola.

DICAS PARA O DESFRALDE
Aprender a usar o banheiro é um processo composto de diversas etapas, a criança pode levar alguns dias ou alguns meses para aprender. Se você souber esperar o momento certo, o processo será muito mais tranquilo para ambos. É uma conquista dela, não sua.

Para que a criança aprenda a usar o banheiro, é preciso que você a ensine. Diga a ela quais são as etapas: avisar que precisa ir ao banheiro, despir-se, limpar-se, dar descarga e lavar as mãos. Cada uma dessas etapas leva algum tempo. Por isso, lembre-se de reforçar o sucesso da criança com elogios ao final de cada etapa. A atitude da criança e o domínio da etapa anterior dirão quando ela estará pronta para aprender a próxima etapa. A meta final é importante, mas as pequenas conquistas também são. Lembre-se: o sucesso inicial depende da criança entender o uso do banheiro, não de aprender tudo de uma só vez. Fale claramente o que espera dela.

A sintonia entre pais e escola é fundamental e, para isso, é importante que pais e educadoras observem alguns detalhes:

• A criança verbaliza que fez ou vai fazer xixi ou cocô;
• Caminha com autonomia e equilíbrio;
• Sobe e desce escadas fazendo uso alternado dos pés;
• Fica com a fralda seca por intervalos cada vez maiores;
• Mostra interesse e desejo em usar o vaso sanitário;
• Incomoda-se com a fralda cheia.

É importante combinar com a creche o momento da retirada para começar junto, ter bastante paciência com as escapulidas e elogiar as conquistas! Bom desfralde!