Esta semana nossa escola ilustrou a matéria do Bom Dia Rio sobre a importância da creche e profissionais qualificados para o bom desenvolvimento das crianças.  Como disse Ana Luiza Guimarães “É uma fase que dará um empurrão para o resto da vida escolar da criança”.

Nela tivemos oportunidade de falar sobre a  importância do aprender brincando e explicar o porque as atividades devem ter significado para  as crianças. A Doutora em Educação Andrea Ramal enfatizou o que acreditamos, a importância da qualificação das professoras e auxiliares.
Aqui na Creche Escola Ladybug todos os professores são qualificados. As professoras regentes são formadas em pedagogia   e as professoras auxiliares possuem no mínimo o curso de formação de professores (Normal).
 
As atividades  específicas como música, inglês e psicomotricidade, além da formação superior na área possuem especialização.

A matéria fala também sobre a indicação do MEC para número de crianças e professores em sala de aula. No berçário II nossa turma é de 15 crianças com 4 professoras , nas demais turmas estipulamos o máximo de 16 crianças por turma, todas com 2 professores cada.


Assista o vídeo abaixo.

Matéria no Bom Dia Rio com Creche Ladybug


Fica a dica para acompanhar o quadro sobre educação no Bom Dia Rio todas as terças, às 6:30h com Andrea Ramal e Ana Luiza Guimarães. As matérias sempre levantam assuntos muito relevantes. Aqui o link de vídeos do Bom Dia Rio.

Iremos realizar nossa festa de Páscoa este domingo no Parque Ecológico Chico Mendes.
O evento é gratuito e aberto para todos. Teremos diversas atividades:

- Música com violão
-Brincadeiras
- Contação de Histórias
- Fantoches
- Distribuição de Brindes
- Bola Mania
- Pinturinha

Local Parque Ecológico Chico Mendes – Av Jarbas de Carvalho, 670 – Recreio
Data: Domindo, 25 de Março
Horário: 09:00 ás 11:00h

Mais informações
Tel: 2490-2693
falecom@crecheladybug.com.br

Em caso de chuva o evento será adiado!

120323-Flyer-CHico-Mendes-parque-Creche-escola-ladybug-recreio-rj

Mais sobre o Parque Chico Mendes

O Parque Ecológico Municipal Chico Mendes está situado no Recreio dos Bandeirantes. Foi criado em 1989 com o objetivo de preservar a Lagoinha das Tachas e seu entorno, onde ocorrem espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção.

A reintrodução na natureza de espécies nativas como o jacaré-de-papo-amarelo é um dos seus principais atrativos do parque. Os visitantes podem conhecer algumas espécies. Os pássaros são muitos numerosos, incluindo o raro e belíssimo tié-sangue.

O parque possui parquinho para as crianças e trilhas planas, bem sinalizadas para um agradável passeio.

Acesso gratuito.
120323-CHico-Mendes 2120323-CHico-Mendes 3
120323-CHico-Mendes

O nosso projeto "Tudo bem ser diferente" está chegando ao fim, todas as turmas puderam ouvir histórias que abordavam a questão das diferenças, como o "Patinho feio","Diversidade", "As famílias do mundinho", entre outras e refletir sobre o respeito e aceitação das diferenças. Falamos também sobre identidade e autonomia, observando o próprio corpo e o corpo do amigo.

colagem-turma-manha-tudo-bem-ser-diferente-creche-escola-ladybug-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro 
Antecipamos este post devido ao Dia Internacional da Síndrome de Down e a importância da inclusão. Aqui na escola temos dois alunos com Down e a interação com as demais crianças acontece naturalmente. Não vamos falar que inclusão é algo fácil de realizar na escola, pois dependendo do caso, pode exigir maior atenção e a ajuda de mediadores, mas é um tema importante no qual todos devemos refletir e buscar soluções.

O objetivo do nosso projeto não é especificamente a inclusão, mas o reconhecimento do próprio corpo, das diferenças e o aceitar que somos todos diferentes. O projeto também ajuda  na construção da  auto estima, já que envolve o reconhecimento e a valorização do próprio corpo.

Dentro do projeto “Tudo bem ser diferente”, as turmas da manhã e do Pré I tarde construíram bonecas de pano a partir das histórias ouvidas "Bonequinha Preta” (Pré I) e "Menina bonita do laço de fita" (turma da manhã). Os alunos do Pré I tarde também criaram bonecos do Pinóquio de sucata após lerem sua historinha. Na construção da boneca, as crianças puderam observar as diferenças entre elas e as bonecas, a cor da pele, do cabelo, dos olhos, o tipo de roupa, etc. As crianças ficam ansiosas esperando o seu dia de levar a boneca para casa.

              bonequinha-preta-turma-pre-i-creche-escola-ladybug-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro                     menina-bonita-do-laco-de-fita-turma-manha-creche-escola-ladybug-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro

As turmas MI e Berçário trabalharam mais o reconhecimento do próprio corpo, expressões e sentimentos. A turma do MI utilizou a boneca de pano com olhos e boca que podiam ser trocados, trabalhando diferentes expressões. A música da formiguinha foi utilizada e com ela o exercício de identificar as partes do corpo com a formiguinha.

boneco-expressoes-e-partes-do-corpo-turma-m-I-creche-escola-ladybug-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro

A turma  Pré II trabalhou com  a  história "Uma joaninha diferente" e, assim como a turma da manhã e Pré I trabalhou com recortes conversando sobre imagens de pessoas diferentes.

joaninhas tudo bem ser diferente-turma-pre-II-creche-escola-ladybug-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro      colagem-vocabulario-ingles-turma-manha-creche-escola-ladybug-recreio-dos-bandeirantes-rio-de-janeiro

Esperamos que este projeto, junto com a educação recebida em casa, seja uma sementinha para maior aceitação do próximo e de si mesmo.

Que saber ainda mais detalhes pedagógicos do projeto? Veja aqui no blog da nossa coordenadora pedagógica.

Nossos pequenos estão crescendo, já não são mais do berçário, são tantas mudanças (troca de sala, professora nova, amigos novos!) que as vezes é necessário uma readaptação! Após um período de passeios e momentos com a família vem a despedida e a separação; estar com outras crianças, tendo que dividir objetos e atenção; mesmo que este lugar e as pessoas sejam velhos conhecidos. Respeitar esse processo de reconhecimento e readaptação é essencial para trazer segurança ao maternal I e com muita brincadeira e alegria, desenvolvemos várias atividades relacionadas à adaptação, autonomia e identidade. Nesse período as crianças interagiram de maneira lúdica com as educadoras e seus colegas, criando e reforçando vínculos e construindo a sua identidade e autonomia. As atividades tiveram como objetivo estimular a oralidade, memória e imaginação com muita alegria, brincadeiras e interações socioculturais.

image image

image

 

image

image

 

image

image

image

 

image

image

 image

image