Na Creche Escola Ladybug  sempre acreditamos que o contato e diálogo entre a família e a escola é essencial e só faz acrescentar. Como os que nos acompanham no Twitter e Facebook sabem, realizamos sempre palestras e bate papos sobre diversos temas como: consumo, dúvidas gerais em relação a educação, aprendizado e letramento. Queremos que os pais saibam que as portas estão sempre abertas para o diálogo.

Além disto, sempre que surje uma oportunidade, convidamos os pais a participarem de atividades ou aulas na escola. Pais e mães já vieram aqui fazer plantio na horta, leitura de livro e pintura com seus filhos em suas turmas. Recentemente uma mãe, odontopediatra, participou da nossa Semana da Saúde e tratou de forma lúdica a questão da higiene bucal. Na turma da manhã, quando a professora apresentou o quadro O Porto de Tarsila do Amaral, que levou a falar sobre porto e transportes marítimos,  uma das alunas comentou que o pai é marinheiro. Convidamos este pai para participar de uma aula e conversar com os alunos. Ele aceitou o convite, veio fardado e conversou um pouco sobre seu trabalho. As crianças ficaram encantadas e sua filha muito orgulhosa.

No último sábado realizamos aqui na Ladybug  o nosso 1º Escola Aberta. O principal objetivo do evento foi reunir a família na escola para oferecer a oportunidade de fazer atividades com nossos alunos no ambiente onde estudam. Irmãos, pais, mães, avós e até primos  vieram participar.
As famílias puderam escolher participar das oficinas de brinquedo de sucata, culinária, pintura e customização de camisetas. Nesta última as crianças desenharam com seus familiares um desenho sobre a família. O desenho depois foi passado de forma bem simples para as camisetas do projeto. (a dica virá em breve!)

Escola-Aberta-Creche-escola-Ladybug-Rio-de-Janeiro-RJ-Recreio-dos-Bandeirantes-Oficina-Pintura

Escola-Aberta-Creche-escola-Ladybug-Rio-de-Janeiro-RJ-Recreio-dos-Bandeirantes-oficina-de-sucata

Escola-Aberta-Creche-escola-Ladybug-Rio-de-Janeiro-RJ-Recreio-dos-Bandeirantes-camiseta-evento-familiajpg

Escola-Aberta-Creche-escola-Ladybug-Rio-de-Janeiro-RJ-Recreio-dos-Bandeirantes-camiseta-evento

Preparamos também uma bela exposição com o Projeto Pintando o Sete, uma delícia ver os alunos mostrando felizes as atividades por eles realizadas. Ainda tivemos apresentação dos alunos de capoeira e ballet. Para acompanhar tudo uma mesa com sucos, frutas, pães de queijo e sanduíches ao alcance de todos.

Escola-Aberta-Creche-escola-Ladybug-Rio-de-Janeiro-RJ-Recreio-dos-Bandeirantes-exposicao-pintando-o-seteEscola-Aberta-Creche-escola-Ladybug-Rio-de-Janeiro-RJ-Recreio-dos-Bandeirantes-exposicao-pintando-o-sete-2

Escola-Aberta-Creche-escola-Ladybug-Rio-de-Janeiro-RJ-Recreio-dos-Bandeirantes-balletEscola-Aberta-Creche-escola-Ladybug-Rio-de-Janeiro-RJ-Recreio-dos-Bandeirantes-capoeira

Foi muito especial ver a equipe, as crianças e suas famílias interagindo, aprendendo e se divertindo. Agradecemos a todos que participaram. As nossas portas estão e sempre estarão abertas para as famílias participarem da vida escolar de seus filhos.

Escola + Família = Melhor Educação



A idéia da construção da “Duda” surgiu a partir da “ música minha boneca de lata” (BiaBedran) e também com o objetivo de fazer com que cada criança se sentisse responsável por ela e desenvolvesse o cuidado com o outro. A boneca é a representação de um objeto detransmissão para que as crianças relatem, através dela, seus comportamentos.

A Duda foi construída junto com o grupo do Maternal II, vem ganhando forma e detalhes e jáfaz parte da identidade da turma.

A boneca vai a cada dia para a casa de uma criança, que no dia seguinte traz o relato de como foi a visita. Construímos um diário com os relatos que é ilustrado com desenhos das crianças e fotos.

Duda em uma das visitas dormindo ao lado de um aluno

Com base nos relatos discutimos junto ao grupo, na roda de conversa, se as atitudes foram adequadas e assim as crianças tem a oportunidade de refletir sobre seu próprio comportamento.

A Duda já ganhou uma casa feita pela turma e ainda continua participando das brincadeiras em sala...

Profª: Tamires Mesquita

Maternal II