Unimos a comemoração do Dia das Crianças e a conclusão do Projeto Literário Monteiro Lobato com um belo passeio ao Sítio do Pica Pau Amarelo, em Vargem Grande. Como foi o primeiro passeio da maioria dos alunos sem os pais, decidimos relatar um pouco mais a visita e colocar as fotos.

Organizamos as turmas em filas, todos uniformizados e devidamente identificados, conversamos com os alunos antes sobre como seria o passeio e como deveriam colaborar ficando juntos. Assim, seguimos para os ônibus, uma turma de cada vez. Todos com cinto de segurança, fomos para o Sítio cantando muitas musiquinhas.

00-fila-passeio-creche-ladybug

Chegamos e fomos recebidos pela Tia Anastácia que nos acompanhou até a casa da Dona Benta. Lá encontramos com a Dona Benta e o Visconde. Assistimos a um mini teatro apresentando alguns personagens do Sítio.

01-recepcao-sitio-tia-anastacia-creche-escola-ladybug-recreio

02-apresentacao-sitio-picapau-creche-escola-ladybug-recreio

Fomos para “mata” procurar o Pedrinho acompanhados pela Emília, Visconde, Tia Anastácia e Narizinho. Quando o Pedrinho apareceu nos contou histórias de suas aventuras e, junto com ele, procuramos pelo Saci. Este momento muitas crianças passaram por um misto de curiosidade, ansiedade e um pouco de medo. Alguns se aproximaram de suas professoras.

03-emilia-mata-sitiocreche-escola-ladybug-recreio

04-pedrinho-mata-sitio-creche-escola-ladybug-recreio

O Saci surgiu de longe, as crianças cantaram sua música e seguimos com o Pedrinho e a Emília para conhecer o Sítio do Pica Pau Amarelo.

05-saci-mata-sitio-creche-escola-ladybug-recreio

Fomos na casa do Tio Barnabé. As crianças adoraram o fogão a lenha. Ficaram muito curiosas com a simplicidade da casa, do poço para pegar água, e fizeram muitos questionamentos. Visitamos a horta, conhecemos os animais e os mais corajosos fizeram carinho em alguns.

06-casa-tio-barnabe-creche-escola-ladybug-recreio

06-casa-tio-barnabe-creche-escola-ladybug-recreio-206-casa-tio-barnabe-creche-escola-ladybug-recreio-3

07-carinho-animais-sitio-creche-escola-ladybug-recreio07-carinho-animais-sitio-creche-escola-ladybug-recreio-2

Depois acompanhamos o Pedrinho para vermos a Cuca. Novamente as crianças tiveram oportunidade de enfrentar seus medos se sentindo muito seguras. (Importante para seu desenvolvimento, pode ser um assunto futuro aqui.)

07-casa-pedrinho-cuca-sitio-creche-escola-ladybug-recreio

Retornamos para casa da Dona Benta para fazer um delicioso lanche. Após o lanche as crianças escolheram se queriam maquiagem: meninas de Emília, meninos de Visconde.

08-sitio-picapau-lanche-creche-escola-ladybug-recreio09-emilia-sitio-creche-escola-ladybug-recreio

A turminha do Sítio apresentou um teatrinho com músicas e encerramos nosso passeio com muitas brincadeiras no parquinho.

10-parquinho-sitio-creche-escola-ladybug-recreio

Foi uma forma perfeita de encerrar o Projeto Literário, onde conhecemos a obra de Monteiro Lobato e Sítio do Pica Pau Amarelo.

Obs: Para outras escolas que pensam em fazer o passeio... ele faz mais sentido se as crianças já estiverem familiarizadas com os personagens e historinhas do Sítio. O espaço é excelente, a equipe atenciosa, mas eles poderiam melhorar as fantasias, principalmente da Cuca e do Visconde.

Para quem se interessar, o contato do Sítio do Pica Pau Amarelo em Vargem Grande, Rio de Janeiro, é (21)2428-1161.

9. Metodologia e projeto pedagógico

A grande maioria das escolas de educação infantil diz seguir uma linha sócio construtivista. No entanto sabemos que na prática isto pode ser bem diferente. Além de observar detalhes como material estar a altura das crianças, verificar se existe um mural com projetos e se estes parecem mesmo ter sido feitos por alunos, os pais devem solicitar o projeto pedagógico. Veja o resumo do projeto da Creche Escola Ladybug aqui.

É importante também verificar se o projeto é realmente colocado em prática. Pergunte se a escola pode apresentar o planejamento de atividades. Nós disponibilizamos em nossa área restrita do site, um resumo semanal das principais atividades que serão realizadas com os alunos. Também apresentamos o planejamento das aulas de música, inglês e educação alimentar.

Vejam abaixo alnguns exemplos:

planejamento-educacao-alimentar-creche-escola-ladybug
planejamento-educacao-musical-creche-escola-ladybug


10. Adaptação

Como é feita a adaptação. A escola respeita o tempo das crianças e dos pais? Existe orientação na escola para a adaptação?

Indicamos ler este texto sobre a Importância da Adaptação na Educação Infantil


11. Férias e feriados

Este é um lado muito prático, mas de grande importância para os pais que trabalham fora, ou não possuem muita flexibilidade no trabalho. Você pode se surpreender como tantas creches ainda emendam os feriados.

A Creche Escola Ladybug não emenda nenhum feriado.

Os alunos do horário integral e ampliado não terão férias no meio do ano (teremos no lugar colônia de férias), as férias para este grupo também são reduzidas. Após nosso recesso de final de ano, oferecemos em janeiro um sistema de colônia de férias para nossos alunos até o início do ano letivo.

12. Regulamentação

Sempre é bom verificar se a escola é regulamentada. Pedir alvará. Isto quer dizer que a escola segue também todas as recomendações legais para oferecer um espaço seguro para os alunos.

Entre em contato com a CRE – Coordenadoria Regional de Educação. A mais próxima de nós fica na Região Administrativa da Barra da Tijuca (atende também Recreio dos Bandeirantes e adjacências) , telefone Tel: 3325-0353


13. Distância geográfica

Sempre é bom escolher escolas próximas de casa ou do trabalho para o caso de emergências ou até mesmo facilitar o dia a dia.

Se o trabalho é distante e precisa escolher entre um e outro indicamos o mais próximo de casa por dois motivos: muitas vezes a criança sai da escola cansada, assim como os pais e quanto menos tempo no carro melhor e os amigos da escola também irão morar próximos o que motivará encontros, brincadeiras e festinhas.

amigas-creche-escola-ladybug

14. Indicações e visitas

É importante, quando possível, buscar indicações, levantar prós e contras, mas sua amiga amar uma escola não quer dizer que você irá se apaixonar também. Mães, mesmo com perfis semelhantes, podem pensar e priorizar itens muito diferentes em relação a educação infantil.

Visite a creche escola, e depois leve a criança para uma visita. Nada melhor do que ver a alegria e interesse da criança para avaliar uma escola.

Esperamos que nossas dicas ajudem nesta escolha tão importante! :-)

5. Nutrição

Cada vez mais as pessoas estão se conscientizando sobre a relação entre o que consuminos e nossa saúde, para crianças isto chega a ser ainda mais importante. Pergunte se existe um trabalho de educação alimentar e um planejamento para o cardápio, melhor, peça para apresentar os cardápios e planejamento.

Na Ladybug contamos com uma nutricionista para a criaçao de um cardápio variado e nutritivo, com bom equilíbrio entre os grupos alimentares. Os responsáveis tem acesso ao cardápio completo a cada semana.

Esta mesma profissional orienta nossa equipe da cozinha uma vez por semana, o que nos dá oportunidade de priorizar as receitas caseiras como de pães e biscoitos para o horário do lanche.

Compramos frutas, legumes e verduras de um hortifruti duas vezes por semana, garantindo produtos mais frescos e de melhor qualidade. Também utilizamos alguns temperos de nossa horta.

Nossa nutricionista também dá aulas de Educação Alimentar uma vez por semana para nossos alunos. Nestas aulas trabalhamos a conscientização sobre alimentação e saúde, as crianças tem chances de experimentar novos alimentos (frutas, sanduíches e sucos com verduras, etc), além de participar do preparo de alguns alimentos.

Também realizamos palestras para pais e responsáveis, procurando conscientizar toda a família sobre a importância de uma boa educação alimentar. A nutricionista também está a disposição uma vez por semana para atender aos pais.

Lembre-se de perguntar como a escola lida com eventuais restrições alimentares como alergia ao leite, glúten, etc.


6. Psicóloga

Verifique se a escola conta com um apoio de um profissional de psicologia.

O apoio deste profissional aqui na escola vai muito além da observação de alunos ou, quando necessário acompanhamento e orientação para família. Muitas vezes ela conversa e orienta os pais em suas dúvidas mais diversas. Ela orienta nossos professores, oferece apoio e capacitação para toda a equipe, colabora na formação de nosso projeto pedagógico.

Nossa psicóloga também nos orienta em relação ao planejamento de espaço físico da escola. Alguns exemplos são, a importância do contato com a grama/natureza para o desenvolvimento das crianças e o planejamento da brinquedoteca.

Com ela também realizamos palestras para pais e responsáveis sobre os mais diversos assuntos como Letramento, Contos de Fadas e Importância do Brincar.


brinquedoteca-creche-escola-ladybug


7. Rotina

Cada escola tem uma rotina e ritmo. Apesar das crianças se adaptarem rapidamente é sempre bom perguntar como é a rotina. Verifique se existe uma rotina organizada com horários estabelecidos para atividades, higiene, alimentação, sem nunca esquecer de espaços para brincar (tão importante nesta fase). Está provado que a rotina é fundamental para a criança se sentir segura.

8. Presença da coordenadora pedagógica e direção

Pergunte como pode fazer contato com a direção da escola e se a coordenadora pedagógica pode ser encontrada diariamente.

A presença da coordenadora e direção (de preferência sócios) facilita a comunicação com pais e responsáveis, garante o esclarecimento rápido de algumas questões e solicitações.

Além disto a coordenadora pedagógica é vital para a boa realização do projeto pedagógico, esclarecendo dúvidas da equipe e, quando necessário, fazendo ajustes.

No próximo post falaremos sobre projeto pedagógico e algumas dicas para verificar se ele realmente é colocado em prática.

O mês passado já iniciamos as matrículas, dando preferência para nossos alunos. As perguntas são muitas, por telefone, e-mail e durante as visitas.

Decidimos levantar alguns pontos e oferecer algumas dicas para a escolha de uma creche ou escola na fase da educação infantil. Aproveitamos para esclarecer um pouco como agimos na aqui na Creche Escola Ladybug.


1.Formação e qualidade dos professores


Segundo o Conselho Nacional de Educação os professores devem ser qualificados como educadores e ter carreira no magistério. Isto significa ter o curso de formação de professores (normal) ou diploma em pedagogia.

Assistentes, berçaristas ou recreadoras não precisam ter formação. É exigido apenas a conclusão do ensino fundamental (até 4º série). O que acontece na maioria das escolas é a contratação de profissionais para o berçário ou como apoio das professoras sem formação e /ou qualquer preparo para um trabalho pedagógico. Nossa experiência demonstra que isto diminui a qualidade do ensino, ou mesmo vivência na escola. Nunca esqueça de perguntar sobre a formação dos professores e assistentes.

Na Creche Escola Ladybug todos os professores são qualificados e as professoras assistentes possuem no mínimo o Normal. Professores em atividades mais específicas como música e psicomotricidade, além da formação superior na área possuem especialização.




2. Quantidade de alunos, professores e ajudantes por sala

O Conselho Regional de Educação faz indicações diferentes das quantidades de acordo com idades: até 2 anos 1 adulto para cada 6 crianças, 3 anos 1 adulto para cada 15 crianças, de 4 a 6 anos 25 crianças por adulto. Pergunte a relação aluno/adulto por turma, assim como se existe limite na quantidade de alunos por turma.

Na Creche Escola Ladybug limitamos o número de crianças por turma. No berçário II nossa turma é de 12 alunos com 3 professoras (4 por adulto), nas demais turmas estipulamos o máximo de 16 crianças por turma, todas com 2 professores cada.


3. Segurança

Portões evitando saída para outras áreas, tomadas fechadas, piso adequado em relação a idade são alguns dos pontos mais conhecidos.


Outro item muito importante é o controle de entrada e saída. Aqui na escola solicitamos aos pais que especifiquem as pessoas autorizadas e, de preferência, avisem na agenda ou telefone quando houver mudança no esquema de busca (como um tio ou avó buscar). Também solicitamos fotos para facilitar a identificação.

No momento da saída todas as crianças aguardam os responsáveis na sala de aula. A professora direciona a criança e a entrega pessoalmente aos pais ou responsáveis para o melhor controle da saída.


4. Saúde

Limpeza é um dos pontos, perguntem como a limpeza é feita.

Salas ventiladas, espaços abertos para brincar, banheiros separados para crianças e adultos, espaços onde a criança brinque e possa também tomar um pouco de sol são importantes. Priorizamos ter um espaço com grama, árvores e plantas, para motivar o contato com a natureza, o que influência formação e saúde.


É importante conhecer os procedimentos quando a criança apresenta febre ou mal estar na escola. Na Ladybug entramos sempre em contato com os pais e, quando preciso, tomamos medidas necessárias, autorizadas pelos responsáveis, enquanto o aluno aguarda a chegada dos mesmos.

Aqui, além destes cuidados, temos apoio da nutricionista e psicóloga para garantir um cardápio e educação alimentar e o apoio a famílias em questões do desenvolvimento e educação infantil. Vamos tratar disto mais especificamente em nosso próximo post.